Diogo Amaro (Contra/Tempo)

Diogo Amaro é um arquiteto e marceneiro baseado no Porto. Entre 2015 e 2018 colabora com diversos ateliers de arquitetura, no estrangeiro e em Portugal. Interessado numa prática de proximidade com o saber fazer, em 2018 decide aprofundar os seus conhecimentos na arte de trabalhar a madeira com os mestres marceneiros da FRESS, onde passa 2 anos a absorver todo o conhecimento que têm para transmitir. É um período enriquecedor, que lhe permite explorar a relação entre o desenho e a construção. O resultado dessa experimentação é a série Chicago. Em 2022 participa na bienal de Veneza Homofaber como young ambassador, e faz um workshop com o mestre carpinteiro japonês Takami Kawai e o designer Wataru Kumano, na Domaine de Boisbuchet, em França. Em 2023 é convidado a integrar o Homofaber guide, da Michelangelo Foundation, e a fazer parte da Portugal Manual, uma rede para novos artesãos portugueses. Em 2024 participa na Lisbon Design Week, onde apresenta a coleção Chicago pela primeira vez. Este período coincide com a mudança de Lisboa para o Porto, estabelecendo a sua oficina numa antiga tanoaria, onde desenha e constrói peças de mobiliário de autor.

 
 

 

 

Diogo Amaro é um arquiteto e marceneiro baseado no Porto. Entre 2015 e 2018, colaborou com diversos ateliers de arquitetura, tanto em Portugal como no estrangeiro. Em 2018, decidiu aprofundar os seus conhecimentos na arte de trabalhar a madeira com mestres marceneiros na FRESS, onde passou dois anos absorvendo o conhecimento deles. Este período permitiu-lhe explorar a relação entre o desenho e a construção, resultando na série Chicago. Em 2022, participou como young ambassador na bienal de Veneza Homofaber e realizou um workshop com o mestre carpinteiro japonês Takami Kawai e o designer Wataru Kumano, na Domaine de Boisbuchet, França. Em 2023, foi convidado a integrar o Homofaber Guide da Michelangelo Foundation e a fazer parte da Portugal Manual, uma rede para novos artesãos portugueses. Em 2024, participou na Lisbon Design Week, onde apresentou a coleção Chicago pela primeira vez. Este período coincidiu com a sua mudança de Lisboa para o Porto, onde estabeleceu a sua oficina numa antiga tanoaria, projetando e construindo peças de mobiliário de autor.

Shade

Dimensões: Altura 400mm, Largura 513mm, Profundidade 513mm

Descrição: Shade I é um candeeiro desenhado com base no equilíbrio entre opostos. É uma peça escultural, onde a leveza é acentuada pelo peso dos volumes suspensos, num diálogo constante entre massa e vazio, procurando através da luz um verdadeiro elogio à sombra. Integra a Chicago Series, uma coleção de sete peças originais que revisitam o imaginário da arquitetura de Chicago na viragem para o século XX, especialmente o trabalho de Frank Lloyd Wright, explorando a influência japonesa na sua obra.

Size: Height 400mm, Width 513mm, Depth 513mm

Description: Shade I is a lamp designed around the balance of opposites. It is a sculptural piece, where lightness is accentuated by the weight of suspended volumes, engaging in a continuous dialogue between mass and void, seeking through light to offer a true tribute to shadow. It is part of the Chicago Series, a collection of seven original pieces that revisit the architectural imagination of Chicago at the turn of the 20th century, particularly drawing from the work of Frank Lloyd Wright, and exploring the Japanese influence in his designs.