Estrada Têxtil — Vasco Águas e Maria Pratas
Maria Pratas e Vasco Águas, Portugal Manual
Maria Pratas e Vasco Águas, Portugal Manual
Maria Pratas e Vasco Águas, Portugal Manual

Estrada Têxtil – Memórias de uma residência artística na Burel Factory

Uma residência artística é estar fora do habitat/ateliê, durante um determinado espaço de tempo, para morar num outro lugar, e criar através de uma experiência de total dedicação ao objeto artístico. Manteigas foi o destino, e a Burel Factory foi quem estendeu o convite. Agendas cruzadas e bagagens feitas, no final de novembro de 2022 os artistas Maria Pratas e Vasco Águas rumaram à Serra da Estrela para um contacto prolongado com a matéria-prima que elegem frequentemente nos seus trabalhos: a lã.

Durante uma semana, a Burel Factory foi o laboratório. A sala com vista sobre o vale glaciar do Zêzere, o ateliê. “A arte tem um papel muito importante na nova vida do burel”, diz Isabel Costa. Recebidos numa montanha de frio e com conforto humano, a residência artística estimulou a experimentação e a criação de peças têxteis especialmente pensadas a partir das paisagens, das cores e das características do território único que é a Serra da Estrela.

Desta viagem trouxeram um registo de imagens com as texturas graníticas da montanha, o contraste de cores entre tonalidades quentes e neutras, e foram registados elementos que caracterizam a topografia serrana. Momentos de deslumbramento que se tornaram arquivos de imagens na memória e os seus resultados, os exercícios, as experiências e os caminhos percorridos nesta Estrada Têxtil foram desvendados.

Estrada Têxtil — Memórias de uma residência artística na Burel Factory estará patente na Burel Factory Project Studio – Gallery até ao dia 24 de junho.

Galeria Burel Factory
Rua do Ferragial 4
18 a 24 Junho | 16h – 20h30