A reedição do tapete ESCADA, terá lançamento oficial no dia 7 de julho no DEPOZITO, em Lisboa, com a presença da designer Célia Esteves e do ilustrador Júlio Dolbeth, para uma conversa sobre a parceria e a importância do encontro entre artesãos, designers e ilustradores.

No próximo dia 7 de Julho o GUR apresenta a reedição do tapete ESCADA que nasceu de uma colaboração com Júlio Dolbeth. O lançamento exclusivo acontecerá na loja DEPOZITO em Lisboa, na Rua Nova do Desterro, no número 21.

O evento de lançamento inicia-se às 16h com uma conversa aberta, moderada por Catarina Portas, sobre a criação da coleção e a importância do encontro entre artesãos, designers e ilustradores. O evento tem entrada livre.
Será uma oportunidade única para os apaixonados por artesanato, design e ilustração explorarem a fascinante metáfora da escada, que tem sido uma constante no trabalho de Júlio Dolbeth ao longo dos anos. A escada é vista como um dispositivo que nos ajuda a subir, elevar-nos e alcançar lugares aos quais, de outra forma, não teríamos acesso. O desenho para o GUR parte de uma grelha simples, semelhante ao pixel, que foi desenvolvido através da técnica de tradicional de puxadinho.



Será lançada também uma segunda edição do livro sobre esta técnica ilustrado pela Mariana Malhão.


A edição comemorativa terá venda exclusiva no Depozito e traz uma serigrafia com a ilustração de Julio Dolbeth, numerada e assinada pelo próprio artista, impressa pela renomada Lavandaria.

Trabalhando com designers, artistas e ilustradores, Célia Esteves dos tapetes GUR combina desde 2012 a herança da tecelagem tradicional de Portugal com um toque de diversão e design. “Os desperdícios da indústria têxtil local tornam-se um meio para revelar as ideias mais inesperadas de artistas, designers ou ilustradores de diversas culturas e origens. Através desta antiga – mas ainda amplamente utilizada – habilidade, GUR prova que o artesanato tem o poder de inovar, envolver e abraçar o futuro informado pela tradição.” Sam Baron.



Júlio Dolbeth
Nasce em Angola em 1973, vive e trabalha no Porto. Doutoramento em Arte e Design, área de ilustração, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) Mestrado em Arte Multimédia, FBAUP, Licenciado em Design de Comunicação, FBAUP. Professor Auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Co-fundador e curador da galeria Dama Aflita, no Porto, entre 2008 e 2016.Artista e ilustrador, tem exposto regularmente em mostras individuais e coletivas.



Estamos à vossa espera, pelas 16h na Rua Nova do Desterro 21. A entrada é livre.