“Heranças e Raízes Quadradas” de Maria Castel-Branco por Cuca Carou

HERANÇAS E RAÍZES QUADRADAS

Maria Castel-Branco está de volta às exposições depois de quatro anos de muitas emoções.
Este regresso reforça as suas mais fortes características, a resiliência e a criatividade. Matérias de que é feita a sua vida pessoal e a sua existência como ceramista.


Chega-nos agora de mãos cheias de cor, de vida, de luz e frutos de uma memória umbilical da sua percepção da Natureza. Referências da sua Mãe, que criava plantas como filhos. Em sua casa havia mesmo o Quarto das Plantas. Todas verdejantes e pujantes, que cresciam ao som das peças que tocava no seu piano vertical. A sua casa era o seu pequeno oásis e a maior herança que deixou aos filhos está plantada em vasos.


Para Maria Castel-Branco, com uma ainda imatura visão, – lembra agora – eram apenas uns potes com plantas. Estantes cheias delas! Hoje reconhece que enchiam tantas paisagens quantas as que encontramos descritas nos livros.


“Por vezes eu dormia no quarto das plantas e, já deitada, olhar para a silhueta, à luz da Lua, os contornos daquela pequena floresta, dava-me calma e a sensação de colo”.
E, de manhã, com a generosidade do Sol, aquele quarto tornava-se num espectáculo de verdes, onde cada artista vestia um tom diferente.
Maria conhecia todos os seus veios, caules, hastes, estigmas e raízes, bolbos e rebentos que, numa explosão de vida, lhe dava a certeza que um dia iria gravar na terra todos os pormenores das suas linhas. Que algum caminho se estava a desenhar e, com certeza, estava traçado nas palmas das suas mãos. Estas mesmas mãos que, por uma qualquer alquimia, nos trazem esta nova exposição, cheia de património maternal.


“Depois de alguns anos de vários desafios profissionais e provações pessoais,
confirma-se que o Tempo devolve-me sempre a Primavera!”

©️ Cuca Carou 2025

Vernissage e Local

📍 MAD Gallery – Rua Amorim 3, Lisboa

🗓 Vernissage: 10 de março de 2025

5PM – 9PM