
O Loulé Criativo é um projeto do Município de Loulé, que aposta na valorização da identidade deste território situado no Algarve, tendo como força motriz a criatividade e a inovação. Apoia a formação e atividade de artesãos e profissionais do sector criativo, contribuindo para a revitalização das artes tradicionais e para dinamização de novas abordagens ao património imaterial.
A coleção D’Loulé nasce de duas residências que juntaram 3 Designers nascidos em Loulé com os Artesãos locais, com o objetivo de testar novas abordagens, responder a novas necessidades, criar novos produtos que recontextualizem e reposicionem a produção local.
Nas peças expostas participaram o designer Henrique Ralheta, as mestres Sónia Mendez, Odete Dias e Júlia Laurência na área da empreita e os mestres Nuno Palma na Caldeiraria e Wesley Sacardi no trabalho em madeira.
The D’Loulé collection was born out of two residencies that brought together three designers born in Loulé with local artisans, with the aim of testing new approaches, responding to new needs and creating new products that recontextualise and reposition local production.
The pieces on display included designer Henrique Ralheta, masters Sónia Mendez, Odete Dias and Júlia Laurência in the area of contract work and masters Nuno Palma in Coppersmith and Wesley Sacardi in woodwork.
Taças de Empreita à hora

Design: Henrique Ralheta
Empreita: Odete Dias / Júlia Laurência
Pela causa do trabalho manufaturado
Design: Henrique Ralheta
Palm weaving: Odete Dias / Júlia Laurência
For the sake of manufactured labor
Candeeiros de Empreita à hora

Design: Henrique Ralheta
Empreita: Odete Dias / Sónia Mendez / Júlia Laurência
Design: Henrique Ralheta
Palm weaving: Odete Dias / Sónia Mendez / Júlia Laurência
Peça Processo

Design: Henrique Ralheta
Caldeiraria: Nuno Palma
Trabalho em madeira: Wesley Sacardi
1. o corte,
2. a queima que amolece,
3. a martelada que molda e enrijece,
4. o areado de limpeza,
5. a martelada de acabamento,
6. o polimento final.
A peça de parede tem uma natureza mais decorativa; a de mesa é mais utilitária mas o que se procura nas duas é a valorização deste saber fazer.
Design: Henrique Ralheta
Coppersmith: Nuno Palma
Woodwork: Wesley Sacardi