Sábados são no Depozito

Uma Homenagem aos Artesãos e Produtos Feitos à Mão em Portugal

Setembro é o mês dos recomeços. Os miúdos regressam à escola e o verão começa a despedir-se aos poucos. Fruto de uma colaboração entre d’A Vida Portuguesa e a Portugal Manual, o DEPOZITO nasceu como um projeto ousado e inovador. Estamos localizados numa antiga fundição com mais de 400 m², onde o artesanato tradicional encontra-se lado a lado com as criações dos novos artesãos. É mais do que uma simples loja; é um local que convida à exploração, investigação, aprendizagem e partilha.

A nossa visão sempre foi além do conceito de loja. No DEPOZITO, criamos um ambiente onde a cultura portuguesa feita à mão encontra um espaço para se mostrar e ser apreciada. Através de workshops, mesas redondas, lançamentos e eventos privados, oferecemos um lugar de transmissão de conhecimento, para a celebração da tradição e para a inovação que surge da reinvenção do passado.

Setembro promete ser um mês que vai deixar memórias bonitas, conhecimento e partilha, com workshops de bordado, o ciclo da lã portuguesa, exposições e lançamentos de coleções únicas. Convidamos a explorar a riqueza do artesanato português através de experiências que promovem a conexão entre pessoas, culturas e tradições.

Outra novidade é a Oficina de canto e adufe ministrada pelo Projeto Eu Não Sei Cantar, que irá acontecer uma vez por mês. Esta oficina é para quem tem vontade de cantar e de conhecer um instrumento tradicionalmente tocado por mulheres, o Adufe.

Vamos resgatar cantigas que nos remetem a tempos passados e lugares distantes, mas que no fundo nunca se desatualizam nem deixam de contar o dia-a-dia das cidades. Será uma viagem polifónica para todas as idades, para entrar em contacto com a voz e os ritmos que trazemos connosco. Cantar em grupo é uma experiência de partilha e enriquecimento.

Junte-se a nós neste espaço de homenagem à cultura portuguesa feita à mão, onde cada objeto conta uma história e cada criação é uma celebração do passado, presente e futuro.

Link para inscrição na imagem

Um dia dedicado às Lãs Portuguesas: 02 de Setembro

No dia 2 de Setembro, às 14h, receberemos a oficina “O Ciclo da Lã” com a Paula Neves, uma das Guardiãs da Lã, em Portugal.Nesta sessão de uma hora, serão exploradas todas as etapas práticas da transformação da lã, desde a ovelha até o fio.

Às 15h, do mesmo dia, terá lugar a inauguração da exposição “Terra-Quente”. A exposição apresenta ilustrações de Marta Nunes e lãs de Fátima Gomes, artesã de trás-os-montes, destacando a beleza das ovelhas churras, dos pastores e da transformação dessa matéria-prima.

Fecharemos o mês com chave de ouro com o lançamento tão aguardado da coleção “RARA”, uma produção contínua da RARA – Residência de Artesanato da Região dos Açores. A coleção apresenta produtos desenvolvidos através da colaboração entre designers e artesãos açorianos, valorizando a produção artesanal local.

Para garantirem o vosso lugar nos workshops, é entrar no site d’ A Vida Portuguesa.